FASE 2

 

A segunda fase da pesquisa CÓRTEX começou em maio de 2018, como uma iniciativa totalmente independente. Entre junho e outubro de 2018, foi realizado um estudo de meio em Berlim, quando foram feitas visitas a espaços de arte independentes, lá conhecidos como project spaces, e eventos, tais como o Project Space Festival, a Berlin Art Week e a Bienal de Berlim, além de entrevistas com agentes de relevante atuação dentro da cena de arte independente.

Tendo como finalidade traçar um paralelo entre as cenas de arte independentes de Berlim e São Paulo, a Fase 2 da pesquisa CÓRTEX começa delineando os sistemas da arte em São Paulo e Berlim. Isso se faz necessário porque a cena de arte independente jamais poderia ser estudada a contento como fenômeno isolado, por dois motivos em especial: seu caráter reativo aos circuitos stakeholders institucional e comercial, e sua dependência de redes de colaboração, traçadas inclusive com os circuitos stakeholders, para o desenvolvimento de seus projetos. Assim como na Fase 1, este trabalho inclui mapeamentos e textos, incluindo levantamentos históricos.

Observação: como a Fase 2 segue em desenvolvimento, seus conteúdos publicados aqui estão em processo, não sendo, portanto, finais ou definitivos.